A parentalidade é um conceito complexo e tem sido muito estudado por especialistas nas últimas décadas, por ser fundamental para o futuro. Algumas orientações gerais descrevem a parentalidade como a prática de metodologias e dinâmicas pedagogicamente responsáveis e centradas na consciência de que o desenvolvimento da criança tem necessidades particulares em cada etapa do seu crescimento.
Como pais, podemos assumir vários estilos, tendo em conta os comportamentos que temos no seio da nossa família.
Por aqui, com o Kidocky, acreditamos numa parentalidade positiva e consciente e foi a pensar nestes perfis que o criámos para si!
A parentalidade positiva tem por base a defesa do superior interesse da criança e o respeito pelos seus direitos, desde a satisfação das suas principais necessidades à criação de condições de desenvolvimento holístico e positivo. Este estilo de parentalidade pode resumir-se em cinco princípios fundamentais: a satisfação das necessidades básicas; a satisfação das necessidades de afeto, confiança e segurança; a organização de um ambiente familiar estruturado (como a organização do espaço físico da casa e o espaço temporal das rotinas diárias ou semanais); a organização de um ambiente familiar positivo e estimulante; e ainda o princípio relativo à supervisão e disciplina positiva.
A parentalidade consciente permite potenciar relacionamentos positivos com as crianças, partindo da reflexão e intencionalidade consciente. Entende-se que os pais e as mães estão conscientes de si próprios enquanto pessoas, autoanalisam-se e compreendem os seus sentimentos e comportamentos, sendo essa a chave para compreenderem as suas crianças.
Quer saber mais? Veja o artigo completo desenvolvido pela nossa equipa de pedagogos