manifesto social

Missão:

Promover um impacto positivo no crescimento e desenvolvimento das crianças hoje e das próximas gerações através de ferramentas que potenciam a sua autonomia, responsabilidade e auto-regulação.

A Kidock Stuff Lda, responsável do Kidocky, promove e defende uma parentalidade consciente, respeitadora e comunicativa. Através dos seus produtos procura ajudar pais e crianças a atravessar os desafiantes anos de uma infância.  

Os produtos comercializados respeitam a diversidade de contextos, famílias e estágios de desenvolvimento, promovendo a igualdade entre todos os seus utilizadores e refletindo-se em produtos inclusivos e socialmente conscientes.

Encontra-se também alinhada com os desafios colocados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em particular com o Objetivo nº4 – Educação de qualidade e o Objetivo nº16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Todo o nosso trabalho pauta-se por um manifesto social que aqui pode ser consultado.

 1º Direito a ser criança

Todas as crianças têm o direito a ser criança, no seu tempo, ritmo e momento. Crescer em liberdade. Viver com vínculo e afeto, querer brincar livremente, com emoção e sem limite.

2º Crianças que conseguem sozinhas

Todas as crianças conseguem desenvolver atividades sozinhas e ter responsabilidades à medida do seu desenvolvimento. Ao seu ritmo, todas conseguem.

3º Uma parentalidade consciente e informada

Ser pai e mãe é complexo e muito difícil. Acredita-se que é da informação e da tomada de consciência previa de si mesmo que cada um pode ser o melhor de si mesmo. Mais do que realizar atividades singulares e isoladas ou atribuir significados fáceis ao comportamento das crianças, o desafio é questionar rótulos e ideias e parar para pensar na razão de determinado comportamento ou atitude, e de que forma as famílias podem estar a influenciar essa reação.

4º Uma família que partilha responsabilidades

Falar de rotinas é criar um ambiente em que todos participam, dividem tarefas e responsabilidades. Na família os adultos são modelo e a responsabilidade aprende-se pelo exemplo entre todos. Não é criar atividades para crianças, é criar atividades em que todos participam como um coletivo. A coletivo é mais do que o a soma das partes.

5º Momentos de felicidade são momentos de crescimento

Eu aprendo se estiver feliz. As crianças são emoção grande parte da sua vida e, motivados e felizes vinculam memorias e expectativas sobre si e sobre o mundo, crescendo com respeito e segurança-

6º Não há materiais especiais

Não são os materiais que são especiais e constroem mudanças nas famílias, mas a forma como os adultos organizam o espaço e os utilizam nos processos. A mudança está na dinâmica e não no material.

Novembro de 2021

Os seus fundadores

João Moura & Marcelo Caetano