O cérebro da criança é um universo complexo e fascinante, mas que coloca grandes desafios a todas as famílias! Estimular os mais novos nas diferentes áreas cognitivas permite que cresçam em harmonia e atinjam o seu máximo potencial em cada fase de desenvolvimento. O pensamento lógico-matemático, assim como outras importantes competências, pode ser estimulado a partir de diferentes atividades, dependendo da fase de desenvolvimento em que se encontre cada criança.
Entre os 2 e os 7 anos de idade, as crianças já conseguem utilizar símbolos e, através de experiências, começam a ser capazes de julgar a forma, o tamanho e as relações, sendo também nesta fase que se começam a desenvolver os conceitos de “mais”, “menos” ou “metade”.
Posteriormente, entre os 7 e os 12 anos de idade, as crianças já são capazes de pensar de forma lógica a partir de materiais e situações concretas.
Através do Kidocky, a gestão autónoma das tarefas começa a regar as sementes do lógico-matemático nos seus cérebros, começando também a desenvolver a base dos conceitos complexos e abstratos como é o de “tempo”.
Veja o artigo completo desenvolvido pela nossa equipa de pedagogos