The Pedagogy
behind Kidocky
Adapting to each context and each family, Kiddocky is a pedagogical, playful and intuitive way of giving meaning to family learning, having an ever-present public statement, whose pillars are the promotion of conscious and positive parenting.
Beginning with animals that children easily recognize and associate with a story, it becomes easier to manage everyday activities at home and with the family.
For the youngest family members, the Sheep’s hour may indicate they have to brush their teeth to go to bed, while for their older brothers it may mean it is time to organize their school bag for the following day, brush their teeth and sleep!
Autonomy
To establish a routine of practical tasks and to make children grasp the importance of fulfilling their responsibilities.
Time management
Helps youngsters understand abstract concepts as “time”.
Organization
Facilitates children assimilation of the moment when each daily task must be performed and of which moment of the day is related.
Memory
Provides positive reinforcement on remembering it is time to perform each activity.
Conscious parenting
Com consciência e reflexão, é possivel promover competências essenciais ao crescimento das crianças, respeitando-as e promovendo um relacionamento positivo.
Reasoning
It is a progressive learning process – as the child grows and becomes more autonomous and responsible, he/she learns harder and more complex tasks.
Routine
It fosters a fun and dynamic routine for daily tasks.
Team work
Brings lots of happy and sharing moments to family teamwork!
Initiating the notion of time, routine, activities, the “before”, the “after”, the “later”, the “earlier”, helps in the development of logical thinking, so essential for the future of children.
Have you ever thought about how time is an abstract concept that is difficult to explain and define?
Learning sequences of events and the passage of time begins to be internalized within children’s development, and their task management progressively becomes more intuitive and reflects as an essential tool for conquering their autonomy!
E para si, o que é a parentalidade?
Algumas orientações gerais descrevem a parentalidade como a prática de metodologias e dinâmicas pedagogicamente responsáveis e centradas na consciência de que o desenvolvimento da criança tem necessidades particulares em cada etapa do seu crescimento.
Por aqui, com o Kidocky, acreditamos numa parentalidade positiva e consciente e foi a pensar nestes perfis que o criámos para si!
Porque é que falamos de rotinas?
As rotinas são muito importantes porque permitem criar uma estrutura para o dia-a-dia da criança que, de forma autónoma, resolve problemas, segue os seus interesses, faz escolhas e toma decisões conscientes.
A partir de momentos e tarefas que se repetem ao longo da semana e que são facilmente identificadas no seu Kidocky, promovemos várias competências.
Autonomia e Responsabilidade, um sonho possível!
Identificar no Kidocky se já é o momento de ir brincar ou de ir tomar banho será uma catapulta para atingir estes objetivos.
A partir da repetição das tarefas diárias, os mais novos começam a perceber que conseguem fazer as atividades e a organizar o seu tempo sem que os adultos sintam necessidade de os relembrar dos seus compromissos, promovendo nas crianças o desenvolvimento da sua confiança e regulação sem orientação constante do adulto.
E o pensamento lógico?
Entre os 2 e os 7 anos de idade, as crianças já conseguem utilizar símbolos e, através de experiências, começam a ser capazes de julgar a forma, o tamanho e as relações, sendo também nesta fase que se começam a desenvolver os conceitos de “mais”, “menos” ou “metade”.
Através do Kidocky, a gestão autónoma das tarefas começa a regar as sementes do lógico-matemático nos seus cérebros, começando também a desenvolver a base dos conceitos complexos e abstratos como é o de “tempo”.
Mas…que atividades podem as crianças fazer?
Ao longo do seu desenvolvimento, cada criança pode ficar responsável por tarefas progressivamente mais complexas e de maior responsabilidade, podendo estar identificadas no Kidocky para que sejam facilmente reconhecidas por imagens ou pela ordem em que estão colocadas.
Um relógio para comunicar!
A comunicação cooperativa e colaborativa estabelece laços de empatia que orienta as famílias a colaborarem mais nas suas tarefas do quotidiano, trabalhando em equipa e dando espaço para que as crianças se tornem mais participativas e proativas.
Conversar sobre as tarefas do Kidocky, sobre os animais e os meios de transporte que lá se encontram pode revelar impactos muito positivos no desenvolvimento dos mais novos!
Uma janela para explorar o mundo!
Conhecer o mundo em que estão inseridas, questionando e procurando respostas sobre os elementos que o constituem e as relações que se estabelecem entre eles permite que cada criança cresça em harmonia com o outro e consigo mesmo, compreendendo o seu impacto em cada contexto.